Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

mumbles

mumbles

http://www.baristanet.com/2008/08/animal_experiments_in_the_scho.php

 

Não é, de todo em todo, necessário que as crianças sejam obrigadas a vivissecar animais (ou a ver os seus professores procederem à vivissecação) para terem uma boa nota a Biologia. Existem outros métodos que não obrigam a este tipo de violentação. Violentação para a criança e para o animal sacrificado.

Há cerca de quarenta anos atrás, em plena época "da outra senhora", era impensável enfrentar ou confrontar aqueles que nos impunham esses conteúdos programáticos. Nesse tempo o ensino secundário estava estruturado de uma forma bastante diferente do dos dias que correm. A disciplina de Ciências da Natureza, impunha-nos aulas práticas, sobretudo no 4º e 5º anos do liceu, que correspondiam aos 8º e 9º ano de agora.

Eu era uma aluna razoável a Botânica, fracota a Geologia e imbatível a Biologia. Não havia "ponto" (teste) de Biologia a que não tirasse 20 valores. E acreditam que faltei ostensivamente a todas as aulas práticas da disciplina? Pois foi essa a pura verdade!

E o meu pai, que era o meu Encarregado de Educação, ficou a saber porquê e aplaudiu. Bem... ficou um tanto ou quanto preocupado quando lhe contei que andara a rondar as jaulas dos animais em cativeiro, a ver se se os conseguia libertar... mas essa é outra história...

 

6 comentários

Comentar post