Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

mumbles

mumbles

Inteligência: Cães que contam até cinco e aprendem 150 palavras
(Por Pedro Vilela Marques. In “Diário de Notícias”, 10 de Agosto de 2009,
http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1330467&seccao=Biosfera)
 
Já sabíamos que eles sabiam rebolar, deitar, ir buscar o jornal ou os chinelos. Mas agora um psicólogo americano especialista em comportamento animal veio demonstrar que os cães também sabem detectar erros em operações matemáticas e conseguem aprender centenas de palavras. E que nos enganam tanto como nós os conseguimos enganar a eles
 
"Até parece que pensa." Esta frase, tantas vezes ouvida a donos de cães, estará mais próxima da verdade do que poderíamos imaginar. Contar até cinco, perceber 150 palavras e enganar os donos de forma propositada e em benefício próprio. Segundo o psicólogo norte-americano Stanley Coren, estas são capacidades que os cães têm. Algumas raças mais do que outras, note-se.
 
Stanley Coren, professor na Universidade de British Columbia e autor de livros sobre comportamento animal, levou as conclusões da sua obra A Inteligência dos Cães ao congresso da Associação Americana de Psicologia. E algumas delas são surpreendentes. Segundo o especialista, a inteligência canina está dividida em instintiva, adaptativa (uma espécie de tentativa- -erro, até se resolver os problemas colocados) e de trabalho e obediência (aquilo que podia ser transposto para a aprendizagem escolar). Ficamos assim a saber que um cão normal pode aprender uma média de 165 palavras, mas os mais inteligentes, como os border collie (ver tabela), podem mesmo chegar às 250.
 
Mas os cães não são apenas bons linguistas, como ainda percebem de aritmética. Stanley Coren constatou, por exemplo, que os cães são capazes de detectar erros em operações matemáticas

 

 

Imagem retirada da internet

10 comentários

  • Espera aí, amigo! Eu também já sabia por experiência própria... ou de convivência, mas o artigo não é meu!
    Eu limitei-me a divulgar...
    Aliás esta é uma experiência que também nos serve a nós. Esta matemática básica já está presente no ser humano, mal se começam a desenvolver as primeiras capacidades cognitivas... só não sabemos nomeá-las de acordo com os padrões da língua mãe, mas são quase inatos em nós.
    Abraço grande!
  • Imagem de perfil

    Fisga 10.08.2009

    É isso amiga tens toda a razão são instintos congénitos nascem com as pessoas ou animais. Abraço Eduardo.
  • Estamos geneticamente programados para isso, amigo... o que não quer dizer que não seja importantíssimo trabalhar nesse sentido, desenvolver os dons que nos foram legados.
    Bom dia e um abraço grande!
  • Imagem de perfil

    Fisga 11.08.2009

    Olá amiga João. Parabéns. Tens aqui a tua prol toda em peso. Mas tens que os começara ensinar também a colaborarem contigo na lida da casa. tu bem precisas de ajuda. abraço Eduardo.
  • Coitadinhos... tomara eu que eles não estragassem muito... mas lá que daria muito jeitinho, daria! Imagina o Kico a lavar a loiça, o Beethoven a estender a roupa, o Spirit a aspirar, o Sigmund a limpar o pó, o Garfield a sacudir os tapetes, a pitinha a cozinhar, a Hope a passar a ferro e a Sr. Capitão a passajar a roupa! Pronto, já fiz o filme todo:))) Olha que havia de ser digno de uma grande produção cinematográfica! :))))
    Hoje estou atrasadíssima e vai haver um evento aqui no CJO. Da parte da tarde já devo saber o que é...
    Abraço!
  • Imagem de perfil

    Fisga 12.08.2009

    Afinal, não tens assim tantos animais como parece. Quando todos eles souberem cada um o seu lugar até será engraçado. Já vi que estás atrasada, mas eu faço um comentário pequenino, para ser mais rápido. E vai mais um Abraço. Eduardo.
  • São oito. Ainda são muitos para quem está tão cansada e tem tão poucos euros... mas são todos grandes amigos! O único problema é aquela luta constante entre os gatos velhotes e o pobre do Spirit... o Kico também já nem o pode ver! Toma sempre o partido dos amigos mais velhos e o pobre Spirit tem de se haver sozinho com quatro defensores do território... parece "O Corredor do Poder" em versão de quatro patas... :)))
    Abraço. Vou agora ao meu último almoço deste mês.
  • Imagem de perfil

    Fisga 13.08.2009

    Olá amiga João. Eu Um dia que aí fui arrombar o armário, enquanto tu foste à cozinha ouvi uma conversa entre os velhos todos em que eles diziam: Ai! Ele quer guerra? Pois vai ser guerra que vai ter, mas eu só agora é que estou a juntar as pedras todas do pusle e a entender de quem se tratava. Era do desgraçado do sprit. Abraço amiga. Eduardo.
  • pois é assim mesmo, Eduardo. Nunca ouviste falar das "casualties", as vítimas casuais? Eu hoje, para não falar se muitos outros dias, fui a vítima "casual" daquela guerra... tenho os braços numa desgraça... :))
    Abraço grande!
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.